Dicas SaberExcel.com
Dicas de domínio público Aplicativo Excel  

Dicas do Aplicativo Excel
Saberexcel – Informática 
 

Recorra ao poder da Subtotal

Uma função poderosa do Excel e pouco utilizada é a Subtotal. Escondida debaixo de um nome inexpressivo, a Subtotal permite realizar onze operações diferentes, entre elas multiplicação, soma, média e contagem de itens.

Além de eclética, a Subtotal é bastante esperta. Ao somar os valores de uma coluna que contém subtotais, marcando a lista inteira, a função ignora os dados parciais e dá o resultado correto, facilitando o cálculo.

Outra grande vantagem da Subtotal é a economia de tempo que proporciona na mudança de operação, bastando alterar na fórmula apenas o número que a identifica:

1 faz a média aritmética,

2 conta o número de itens da lista,

3 conta o número de itens desprezando células vazias e zeros,
4
encontra o maior valor da lista,
5
localiza o menor valor,
6
multiplica todos os valores selecionados,
7
aponta o desvio padrão a partir de uma amostra,
8
calcula o desvio-padrão com base na população,
9
soma todos os números num intervalo de células,
10
estima a variância com base numa amostra, e
11
c
alcula a variância baseada na população total. Para fazer a média das despesas registradas nas células A1, A2 e A3, por exemplo, escreva: SUBTOTAL (1; A1:A3). Se quiser saber qual foi a maior das despesas, substitua o 1 pelo 4. E se a idéia é somar os três gastos, troque o 4 pelo 9. Por restrição do Excel, a Subtotal não funciona no cálculo 3D, de células numa seqüência de planilhas. A saída possível para utilizar a função é criar nova planilha com dados pinçados das outras