Dicas SaberExcel.com
Dicas de domínio público Aplicativo Excel  


Dicas do Aplicativo Excel
Saberexcel – Informática 
 

Como usar planilhas dinâmicas no Excel 

A tabela dinâmica é um recurso interativo que permite visualizar ordenadamente resumos das informações contidas em planilhas com grande número de dados. O aspecto interativo está no fato de que a tabela dinâmica pode ser rearranjada, girando-se linhas e colunas para obter novas visualizações.

As tabelas dinâmicas são úteis quando a planilha-base apresenta muitas informações repetidas. Por exemplo, você pode ter uma planilha em que cada linha descreve os detalhes de uma compra feita por um cliente de sua empresa. Assim, a linha inclui nome do cliente, data, valor da compra e outros itens como o prazo de pagamento. Ao fim de um certo período, essa planilha vai mostrar numerosas repetições de nomes de clientes, datas e prazos. Então vêm as perguntas: qual o total de compras do cliente A nesse período? Qual cliente comprou mais? Em quais datas se verificaram os maiores volumes de vendas? As respostas podem ser obtidas facilmente com o uso das tabelas dinâmicas.

Acompanhe, a seguir, os passos para a montagem de uma dessas tabelas.

Primeiro, crie a folha de dados básica, como a mostrada nesta página. Em seguida, selecione a área útil da planilha e dê o comando Dados/Relatório da Tabela Dinâmica. Um assistente entra em ação. A construção envolve quatro etapas. Nas duas primeiras, acione o botão Avançar. A terceira exibe uma tela com todas as colunas da tabela-base mostradas como botões, à direita. Vamos montar uma tabela dinâmica com o resumo dos valores comprados por cada cliente. Arraste o botão Nome para o campo Linha e o botão Data para o campo Coluna. Para a região Dados, puxe o botão Valor. Avance para a tela final e clique em Concluir. A nova planilha é similar à segunda mostrada nesta página. Se você quiser, pode montar outra tabela dinâmica, incluindo o campo Prazo. Para isso, refaça a etapa três, arrastando o botão Prazo para a área Linha. Você vai obter outra planilha, agora especificando as compras conforme os prazos.

Voltando à primeira tabela dinâmica. Você pode querer que as datas estejam no início de cada linha e os nomes correspondam às colunas. Simples: troque as posições dos botões incorporados à planilha. Por causa dessas facilidades, as planilhas são também uma ferramenta de análise e servem como excelentes programas de apoio à decisão. A fonte original dos dados não precisa ser uma planilha: pode ser, por exemplo, um banco de dados local ou corporativo.